Delta: Um Fenômeno Natural  que Você só vai Encontrar  no Litoral do Piauí 

Imagine um local repleto de águas correntes, diversas ilhas, muitas dunas, um ecossistema riquíssimo e com paisagens paradisíacas. Imaginou? Assim é o Delta do Parnaíba, localizado no extremo norte do Piauí, na divisa com o estado do Maranhão. O único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Um delta é uma extensão de água contendo ilhas e um local de desaguamento de um rio.

Então, convido você a ir até a cidade de Parnaíba, norte do Piauí, se dirigir até o Porto dos Tatus, lugar onde estão as agências de turismo, escolher um pacote de passeio e conhecer o Delta do Parnaíba. Garanto que você irá encontrar paisagens deslumbrantes!

Para fazer este passeio, você pode optar por uma lancha pequena rápida ou por uma barca grande (capacidade de aproximadamente 60 pessoas), o que eu e minha família optamos e recomendamos.

Na barca grande, você terá a oportunidade de conhecer turistas de inúmeras partes do Brasil e do mundo. E para quem gosta de socializar e conversar com pessoas de lugares diversos, essa é uma ótima chance. Todos interagem, conversam, dançam e brincam ao som das músicas que mais tocam no Piauí: forró e mais músicas locais! É muito divertido!

Primeira Parada: O Mangue

Essa parada é sensacional!! Você vai conhecer de perto o mangue e a riqueza do ecossistema costeiro das regiões entre os estados do Maranhão e do Piauí. Recomendo para os biólogos e outros amantes da fauna e flora.

DSC01058 DSCF2764

Além disso, nessa parada há uma surpresa muito legal: a lenda do “Homem Lama” é desmistificada e ele surge de dentro do mangue com carangueiros e depois some, ninguém mais o vê. Mas eu não quero ser uma spoiler e estragar o seu passeio. Ainda há muito o que descobrir nessa parte do passeio.

DSCF2766 DSCF2768

Segunda Parada: Onde o rio beija o mar criando uma imagem divinal

Quando você se deparar com aquela imagem à sua frente: o rio desaguando no mar, cores diferentes de águas juntas, é como se fosse um início de um incrível arco-íris aquático. A sensação é inexplicável que você chega a se questionar: como Deus pôde fazer algo tão incrível?

DSCF2781 DSCF2783 DSCF2784

Terceira Parada: Ilha das Canárias & Caranguejada

Ao chegar na ilha, a tripulação oferece uma caranguejada para todos os passageiros. Huuum! É uma delícia e todos comem muito bem. E como dizemos no Piauí Bixin come que fica até triste!

Essa é a parada mais longa do passeio, todos tomam banho no Rio Parnaíba e sentem aquela correnteza bem agradável de águas tranquilas que certamente vão levar seu estresse junto com elas.

DSCF2817

DSCF2814

Vila dos Pescadores na Ilha das Canárias

Essa é uma das 70 ilhas que compõem o Delta do Parnaíba.

DSCF2853

Quarta Parada: As Dunas

DSCF2724

DSCF2872

DSCF2862

Na volta para a cidade de Parnaíba, o pessoal a tripulação oferece um jantar delicioso para os turistas com muita fartura e variedade. Você pode repetir quantas vezes quiser, há três tipos de salada, de carne, dois tipos de arroz, macarrão e vinagrete. A comida é preparada no estilo e tempero piauiense, que, por sinal, é uma das melhores e mais ricas culinárias que já conheci. Mas entrarei em detalhes em um outro post!

Obrigada pela visita! E se quiser saber mais detalhes sobre o passeio do Delta é só entrar em contato comigo sem hesitar. Espero que tenham gostado e lhes desejo uma ótima viagem ao Piauí!

E você que já foi ao Delta do Parnaíba, o que mais gostou por lá? Escreva suas impressões aqui nos comentários! E você que ainda não foi lá, o que mais lhe chamou atenção sobre o lugar?

Anúncios

Um comentário sobre “Delta: Um Fenômeno Natural  que Você só vai Encontrar  no Litoral do Piauí 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s